segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Meninos Lucas e João Pedro, do São José Basketball, são destaques do Jonal OVale

O jornalista Bruno Castilho, em matéria especial para o Jonal OVale, fez uma matéria muito interessante sobre as "jóias da região", jogadores jovens que já fazem sucesso nas categorias de base da seleção brasileira de basquete e são considerados o futuro do Brasil para a os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

E você confere agora, na íntegra, a matéria sobre os jovens que atuam nas equipes da região:

"Depois de 16 anos e algumas tentativas o Brasil conseguiu, enfim, uma vaga para disputar os Jogos Olímpicos. A conquista, esperada por muitos, marca uma nova era no basquete nacional, visando não só a competição de Londres no próximo ano, como também os jogos de 2016, disputados no Rio de Janeiro.


Porém, a idade de alguns jogadores, como Marcelinho Machado, com 36 anos, mostra que acontecerá uma renovação nas olimpíadas brasileiras.

Parte dessa renovação está presente na lista convocada para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, disputados no próximo mês. Bruno Irigoyen do Minas Tênis, e Davi Oliveira, do Pinheiros, ambos com 19 anos, são exemplos dessa nova safra no esporte.

Para o técnico do Jacareí, André Luís Barreto da Silva, o ‘Deco’, a renovação do elenco é natural e benéfica para a Seleção Brasileira.

Ele cita ainda o pivô Cristiano Felício, de 19 anos, que atua pelo Minas Tênis e também está na lista que vai para o Pan do México.

“O Cristiano é mineiro mas foi revelado para o basquete aqui no Jacareí. Jogou dois anos aqui e depois foi para o Minas Tênis. É um jogador de qualidade”, afirmou.

Deco também cita outros atletas que são destaque no time do Jacareí.

“Outro jogador que apostamos também é o Isaac, que tem 21 anos. Ele fez parte da Seleção Universitária e terá idade ideal em 2016”, completou.

Base. Além de Jacareí, outro time da região que também disputa a primeira divisão do Campeonato Paulista e se destaca na revelação de jogadores é o São José.

Duas dessas novas ‘joias’ do basquete já foram utilizadas pelo técnico do time principal, Régis Marrelli, para compor o banco de reservas em algumas partidas do estadual.

Os jovens Lucas e João Pedro, de apenas 15 anos, são tidos como a grande revelação das escolinhas de basquete de São José.

Eles, inclusive, fizeram parte do elenco da Seleção Brasileira que foi vice-campeã do Sul-Americano sub-15, disputado em maio, no Paraguai.

O coordenador das categorias de base do São José, Paulo Cézar de Oliveira, o ‘Jaú’, ressalta o trabalho feito no Programa Atleta Cidadão e já adianta alguns nomes que estão se destacando nos treinamentos.

Rodrigo Degiovani, de 14 anos, é uma dessas apostas. Ele começou a jogar basquete há apenas dois anos e já é um dos melhores pontuadores do campeonato da categoria.

“Vou um passo de cada vez, mas é claro que meu objetivo é chegar a uma Olimpíada”, afirmou Rodrigo.

De acordo com Jaú, uma peneira com meninos de 10 anos será feita, mas ainda não existe uma data. “Estamos recebendo esses novos valores visando o campeonato sub-12 no ano que vem”, disse Jaú.

Incentivo. O pivô do São José e da Seleção Brasileira, Murilo Becker, acredita que o basquete tem que ser melhor incentivado nas escolas. “Os professores precisam ensinar os fundamentos do basquete e de outros esportes e não só jogar a bola para as crianças jogarem futebol”, disse ele, que vai disputar o Pan de Gudalajara em outubro.

Times disputam série A-2

Além de São José e Jacareí, Taubaté e Pindamonhangaba também disputam o Campeonato Paulista de basquete, porém o da Série A-2.

Mesmo ainda sem vitórias na competição estadual, as duas equipes fazem um trabalho de base para revelar e preparar novos jogadores.

O técnico do Taubaté, Fernando Vale, explica que o time é formado por garotos que disputam competições na categoria sub-19.

O treinador ressaltou também que a equipe tem 50 jogadores no masculino e 40 no feminino divididos nas equipes que disputam competições em seis categorias diferentes, do sub-12 ao sub 19.

“No nível estadual temos vários jogadores que estão se destacando, tanto no masculino, quanto no feminino”.

Vale afirmou também que acredita que dois atletas têm chances de brigar por uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

“Um garoto e uma garota que treinam aqui podem aparecer como surpresa”, disse.

São José disputa torneio

A primeira edição da Liga Nacional de Desenvolvimento Olímpico começa a ser disputada no dia 7 de outubro, em São José do Paraíso - MG. O campeonato sub-21 vai contar com os 16 times que disputam o NBB (Novo Basquete Brasil).

A Liga de Desenvolvimento Olímpico terá quatro etapas: duas classificatórias, um hexagonal semifinal e um quadrangular final.

O São José terá um grupo com Bauru, Brasília, Liga Sorocabana, Minas, Vitória, Vila Velha e Unitri.

O hexagonal semifinal da competição está previsto para ser disputado entre os dias 19 e 23 de dezembro, em São Sebastião do Paraíso, enquanto o quadrangular final deverá ser no período de 27 a 29 do mesmo mês, ainda sem local definido.

Estão previstas também, palestras com profissionais de outras áreas e ex-jogadores de basquete, além de clínicas técnicas.

A Liga é um torneio organizado pela Liga Nacional de Basquete, em parceria com o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Basquete."

[ Fonte: Bruno Castilho - Especial para o Jonal OVale ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário