quinta-feira, 10 de novembro de 2011

DESTA VEZ NÃO DEU... Pinheiros vence na raça São José Basketball no Linneu de Moura e se sagra campeão pela primeira vez em sua história

A equipe do EC Pinheiros/Sky conquistou, na noite desta quarta-feira (9), o título inédito de Campeão Paulista de Basquete ao derrotar, por 79x82, a equipe do São José Basketball/Unimed/Vinac, no Ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos. Uma equipe da capital paulista não conquistava um título paulista à 25 anos.

A torcida mais uma vez não decepcionou e lotou as dependências do Ginásio Linneu de Moura, desta vez ainda mais cedo, pouco antes das 19h, 1h antes do início da partida, os portões foram fechados e não havia mais lugar dentro do ginásio. Ao som de “Eu Acredito!” e “Sou joseense, com muito orgulho, com muito amor”, a equipe correspondia com os cantos do torcedor com aplausos, sorriso e carinho.

São José pode contar com a volta de Dedé Stefanelli e teve time completo para a partida, sendo assim, Pinheiros mandou os jogadores Olivinha, Marquinhos, Morro, Figueroa e Shamell pra jogo, já São José mandou Matheus, André Laws, Jefferson, Fúlvio e Murilo Becker pro combate. A posse foi de São José mas nos segundos iniciais as bolas não caíram, já a primeira bola da linha de três de Shamell foi certeira.

A equipe da casa começou desligada e Pinheiros chegou a abrir 8x2 com três minutos de jogo, em menos de um minuto os joseenses igualaram o placar e equilibraram novamente a partida. A três minutos do fim do primeiro quarto um lance incrível, após arremesso errado de Morro, Chico pegou o rebote e passou para Fúlvio, que entregou a bola na mão de Olivinha fazer na bandeja, com estes e outros erros, considerados “bobos”, Pinheiros chegou a abrir 11 pontos à frente, vencendo o quarto por 15x26.

Pinheiros já começou o segundo quarto com uma bola de três, aumentando ainda mais a diferença, São José não conseguia infiltrar no garrafão visitante e via a diferença aumentar aos poucos, até à metade do quarto quando em contra-ataques rápidos São José diminuiu a vantagem para 7. Novamente a desatenção na defesa foi prejudicial para o jogo joseense e Pinheiros, que não tinha nada a ver com isso, foi abrindo vantagem no placar, igualando o quarto em 21x21, mas colocando 11 pontos à frente: 36x47.

Pinheiros começou o terceiro quarto fazendo dois pontos e com Morro roubando a bola de Murilo, desestabilizando ainda mais a equipe joseense, a torcida fez questão de mandar forças a equipe cantando ainda mais forte mas a esse momento, faltando 5 minutos para o fim, Pinheiros vencia por 44x56.

A torcida joseense  não desacreditava e empurrava sua equipe que reagiu e diminuiu a diferença para apenas quatro pontos com Fúlvio chamando o jogo para si e incendiando o ginásio porém, mais uma vez a desatenção da defesa fez a diferença e, em uma linda bola de Figueroa no fim, Pinheiros empatou o quarto em 17x17, totalizando 53x64.

A desatenção e os erros de defesa insistiam em acontecer e o ataque pecava na conclusão, o que desanimou a torcida no início do último quarto, a diferença chegou a 12 pontos mas os joseenses, em repetitivas bolas de três pontos de Murilo e Matheus deram vida à São José na partida, reanimando a torcida e diminuindo a vantagem visitante para apenas 3 pontos e, com uma linda bola da linha de três pontos de Matheus, São José passou a frente: 72x70.

Pinheiros reaguiu também de três mas Matheus meteu a quarta bola de três no quarto, explodindo o Linneu de Moura. Shamell igualou o placar à um minuto do fim e o próprio recolou a equipe da capital a frente. Faltando 11s Fúlvio cometeu a quinta falta e deu dois lances livres pra Figueroa que o converteu e recolocou Pinheiros na frente por 4 pontos mas Matheus, com uma linda bola de três, diminuiu para apenas 1 ponto a diferença a 7 segundos do fim.

Matheus cometeu sua quarta falta, parando o jogo em cima de Shamell que converteu os dois e cometeu falta em Laws, tudo isto faltando apenas 4s, Laws converteu o primeiro e, errando o segundo para pegar o rebote, a arbitragem marcou falta de Chico, no recomeço, Pinheiros tentou utilizar a posse de bola mas Murilo fez falta intencional em cima de Olivinha à 9 milésimos do fim, era o primeiro título da equipe do Esporte Clube Pinheiros no Campeonato Paulista de Basquete, vencendo por 79x82. São José, pela segunda vez, é vice-campeão.

Ao fim da partida uma cena linda, enquanto a equipe da capital comemorava, a torcida joseense aplaudia seus jogadores e cantava “Sou joseense, com muito orgulho, com muito amor”, “É São José” e “Time de Guerreiros”.

Ao fim, Fúlvio deixou seu recado à torcida joseense:
-“Primeramente tenho que agradecer o apoio de todos os torcedores, sem ele a gente não chegaria até aqui.” Disse o armador.


[ Felipe Viana - também para o Basketeria.com.br e CanalEsportivo.net ]

2 comentários:

  1. Diretoria da Associação, vamos abrir os olhos !!!!!!!! A solução para basquete do São José está na cara de todos e só vocês não vêem, ou fazem que não querem ver! Temos de mudar esta comissão técnica. Tenho acompanhado todos os jogos desde de 2009 e, fica claro que o ciclo desta comissão acabou. Ao assistir um dos jogos do São José contra o Pinheiros, no tempo técnico, o máximo que o Régis sabe pedir aos jogadores é bater de tres, e torcer para pegar o rebote, não se vê ele mostrando uma jogada de infiltração. Essas jogadas de três pontos fizeram sucesso no ano de 2009, quando tudo era uma novidade, hoje os times já ganharam essa jogada manjada do São José, e qualquer marcação um pouco mais forte, acaba com o São José. Outra coisa são os jogadores que sempre durante os campeonatos se lesionam, jogadores que nunca se lesionaram quando estavam em outros times, ao virem para o São José tem se machucado, dizem que é pelo desgaste dos jogos, mas porque isso não acontece nos outros times?!?!?!?!?!?! Por que não aproveitamos um técnico como o Xupeta, que hoje treina a base do Flamengo, com certeza seria de grande ajuda. ACORDA DIRETORIA... Os jogadores que temos já são estrelas, só precisamos de pessoas que saibam fazer com que estas estrelas brilhem ! Fica aqui o apelo de um grande fã do basquete.

    ResponderExcluir
  2. E aê Jefferson, e agora com o São José tendo a melhor campanha do NBB, chegando forte na final com chances de títulos amanhã contra o Brasília? O que vc me diz?
    Se você é realmente um grande fã do basquete como vcoê diz, deveria ter mais discernimento ao julgar o trabalho de pessoas como Régis Marrelli e sua equipe.
    Você queira ou não, tanto os jogadores quanto esta comissão técnica que tanto criticou, já fazem parte da história do basquete de SJC, do NBB e de nossa cidade.
    Acho que é hora de você rever seus conceitos sobre este trabalho e ter a humildade de respeitar e por que não admirar o que foi feito até aqui.
    Temos jogadores estrelas sim, e o que vimos neste NBB foi uma equipe fechada e unida entre si (incluisve a comissão tecnica).
    Quem sabe amanhã este trabalho não seja coroado com o titulo.
    Deixe esta marra de lado por alguns instantes e torça pelo São José, ao invés de torcer contra uma comissão.
    Grande abraço

    Renatão

    ResponderExcluir