quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Chico aparece no fim, vira o placar e dá vitória ao São José Basketball sobre Pinheiros em casa

A equipe do São José Basketball/Unimed/Vinac venceu, na noite desta terça-feira (8) a equipe do Pinheiros/Sky por 76x75, conseguindo a primeira vitória no playoff-final do Campeonato Paulista de Basquete de 2011. Agora, a série está em 2x1 para a equipe da capital, a próxima partida da final acontece na noite desta quarta-feira (9), novamente no Ginásio Linneu de Moura, às 20h.

A torcida joseense não decepcionou e fez uma festa linda antes da partida, lotando as dependências do Ginásio Linneu de Moura e gritando o nome de todos seus jogadores, mandando aquela força que a equipe precisava. A equipe de Pinheiros, com suas grandes estrelas, parecia pouco se importar pra festa da torcida, Renato Lamas, ex-São José, era o mais “caçado” pelo torcedor mas pouco se importava e até ria da provocação.

São José contava com Jefferson, que, mesmo com algumas dores foi à quadra, mas não poderia contar com Dedé, que não se recuperou a tempo. Com isto, Pinheiros entrou em quadra com Shamell, Olivinha, Morro, Figueroa e Marquinhos, já São José mandou André Laws, Matheus, Fúlvio Chiantia, Jefferson e Murilo Becker para a batalha, que já começou com a bola a favor de São José e dois pontos de Laws, enlouquecendo a torcida. Se aproveitando dos erros de ataque joseense, Pinheiros chegou a abrir 4x7 quase na metade do primeiro quarto, mas Murilo e Fúlvio recolocaram a Águia novamente à frente. O clima era tão quente e a partida tão disputada que no meio do quarto o placar era de apenas 8x9 para Pinheiros, que começou a esbarrar na forte defesa joseense. Jefferson em uma linda cravada, Fúlvio com uma bola de três do meio da rua e Laws com dois lances livres colocaram São José três pontos à frente a dois minutos do fim, mas Shamell, a poucos segundos do fim colocou Pinheiros novamente à frente, São José 17x18 Pinheiros.

A bola de ambos os lados insistia em não cair no segundo quarto e, com 7 minutos para o fim, o placar era de apenas 4x3 para São José. Com isto, o segundo período foi muito parado, com faltas e bolas fora de jogo, São José não conseguia acertar as jogadas de ataque, dando chances para Pinheiros abrir uma pequena vantagem: 22x26. Os erros joseense continuavam a acontecer mas a sorte do time da casa foi que a equipe do Pinheiros também não tinha competência no ataque. Os dois times erravam demais e até os minutos finais, apenas dois pontos foram convertidos na partida, em  lances livres de André Laws. A igualdade prevaleceu até os últimos 15 segundos, quando Figueroa converteu um arremesso de três pontos, mas Laws, nos últimos suspiros, diminuiu a diferença, empate em 13x13 no quarto, mas vitória do time da capital por 30x31.

O terceiro quarto começou com Murilo Becker cravando uma linda bola e levantando a torcida, que acabara de respeitar um minuto de silêncio em homenagem à Laurence Young, ex-atleta da equipe do Internacional/Santos que faleceu no domingo. Um minuto e meio depois, Morro devolveu a cravada, silenciando por alguns segundos a torcida. Após o lance, o time joseense simplesmente sumiu em quadra, deixando Pinheiros abrir novamente uma bela vantagem, desesperando a equipe que começou a falhar na defesa e chutar de longe. O americano Laws até tentou recolocar São José na briga com duas bolas de três, mas os erros de defesa foram prejudiciais para o jogo joseense. Com isto, Pinheiros chegou a abrir 13 pontos. O espírito guerreiros joseense voltou com força total e Fúlvio inspiradíssimo, Murilo acertando a mão e Laws deram novo ânimo à equipe que encostou no placar: vitória de Pinheiros no quarto por 24x25 e na partida por 54x56.

O último quarto começou muito pegado, com reclamações sobre a arbitragem vindo das arquibancadas, muitas faltas e o clima esquentando cada vez mais. Fúlvio chamou o jogo para si e mais uma vez apareceu bem. A partida equilibrou, com a vantagem pinheirense sempre em dois pontos até faltar 4 minutos para o fim, quando o time da capital abriu novamente oito pontos. O Pinheiros mantinha a diferença sempre na casa dos cinco pontos, desesperando a gigante torcida joseense. Fúlvio chamava o jogo e infiltrava bem no garrafão visitante, porém, não era o suficiente para virar o placar e Marquinhos com linda jogada aumentou para cinco a vantagem dos paulistanos,  faltando apenas 40 segundos.

Aí apareceu novamente Fúlvio, com uma linda bola de três com 20 segundos pro fim, dando vida a São José, ficando apenas um atrás no placar. Chico, bem na defesa, sofreu falta e converteu os dois pontos para São José, virando o placar da partida a cinco segundos do fim.

O Pinheiros ainda teve a última bola mas Chico, mais uma vez, entrou em ação, dando um espetacular toco em Shamell que tentaria uma bandeja no estouro do cronômetro. O toco garantiu a vitória joseense no quarto, por 22x19, e na partida, por 76x75.

Os destaques da partida ficaram por parte de Fúlvio Chiantia com 29 pontos, 6 rebotes e 5 assistências, André Laws com 19 pontos, 3 rebotes, 1 assistência e 1 toco e Murilo Becker com 16 pontos, 7 rebotes, 1 assistência e 2 tocos pelo lado joseense. Já pela equipe da capital os destaques foram Marquinhos com 19 pontos, 2 rebotes e 4 assistências e Shamell com 12 pontos, 2 rebotes, 2 assistências e 1 toco.

[ Felipe Viana - também para o site Basketeria.com.br, atualizado às 23h30 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário